Responsabilidade Social

Félio fez a sua parte!

Inserido no projecto de responsabilidade social do Vilankulo Futebol Clube, o atleta Félio Chichonge procedeu, na manhã desta quinta-feira (15 de Agosto), a entrega de um par de muletas a um petiz deficiente.

A história de amizade entre Félio Chichongue e Luís José, um “menino” de nove anos, deficiente, não é longínqua como se pode pensar. Aliás, muito pelo contrário, ela é recente e começou assim:

No final da manhã desta quarta-feira (15), o extremo direito viu Luís a regressar de mais um dia lectivo, na Escola Primária Acácio Guambe, na vila de Vilankulos, e sensibilizou-se com a sua deficiência física, pois, com uma perna, tinha sérias dificuldades em locomover-se.

Um adepto especial

Há, na curta história do Vilankulo Futebol Clube, um adepto especial. Trata-se do falecido professor Acácio, cuja ligação e amor ao clube está acima de qualquer dúvida.

No jogo que levou o Vilankulo ao Moçambola o professor Acácio não poderia estar por razões de força maior. Estava em tratamento e preso numa cama do Hospital Distrital de Vilanculos. Portanto, era um força, pensava-se, que os nossos calorosos jogadores não teriam. Era uma voz menos para gritar para incentivar os nossos jogadores, mas isso foi apenas fruto da imaginação de pessoas que desconhecem a superação. Acácio foi ao campo em pleno tratamento e com soro em administração. E foi claro: “este é o primeiro grande dia do resto da vida do VFC. Não o posso perder”.

Oferta de livros à escolas

No âmbito da sua responsabilidade social, o Vilankulo Futebol Clube em parceria com a Alcance Editora, procedeu na última semana com entrega à Biblioteca Municipal de Vilankulo um lote de 1022 livros de diversos géneros, desde os literários aos científicos. A iniciativa deste clube representante da província de Inhambane no Moçambola, visa apetrechar de material àquela instituição pública de ensino e aprendizagem.

O treinador da equipa principal, Chiquinho Conde, foi quem procedeu com a entrega do material académico em representação do clube, numa cerimónia testemunhada pelo presidente do Município, Suleiman Amuji, acompanhado pela vereadora para a área da Educação do Conselho Municipal da Vila de Vilankulo.

Parceria com Hospital de Vilankulo

O Vilankulo FC assinou um memorando de entendimento com o Hospital de Vilankulo.

O presente memorando visa educar as crianças nas escolas o uso adequado da pasta dentífrica. O Vilankulo FC vai contribuir com pastas dentífricas para as crianças e escovas de dentes e vai usar a imagem dos seus jogadores para o ensinamento de como utilizar para escovar os dentes.

O treinador dos "marlins" diz que este é um feito importante de responsabilidade social do clube que visa educar as crianças que são muito sensíveis, algumas das quais não tem possibilidades de obter uma pasta dentífrica e escova de dentes.

A Dra. Nelma também elogiou esta actividade que o clube decidiu aderir, afirmando que também será uma ajuda enorme para o Hospital de Vilankulo.

Oferta para Anderson, filho de Matlombe

O Vilankulo FC, através do seu presidente de Direcção Yassin Amuji, procedeu a entrega de um presente ao Matlombe. O presente é destinado ao recém nascido filho do jogador, o qual deu o nome de Anderson.

Yassin Amuji comentou durante a entrega que este é um acto normal quando as mulheres dos nossos atletas dão a luz. “Já no ano passado fizemos algo do género com o Félio, e este ano foi a vez de Maltombe” disse Yassin Amuji, acrescentando ainda que um atleta quando assina pelo Vilankulo, não só assina por um clube mas sim junta-se a uma família.

Quanto a Matlombe, a única coisa que o atleta disse foi: “Nunca esperei que um dia um clube pudesse dar um presente para o meu filho, este gesto só prova que fiz a escolha certa”.

Adepto perde a vida em pleno jogo

O Vilankulo Futebol Clube lamenta a perca de um adepto seu em pleno jogo contra a Liga Muçulmana.
Tratava-se do Professor Acácio.

Acácio foi um grande adepto do Vilankulo FC, chegou a fujir do Hospital em pleno tratamento e com soro injectado somente para assistir a qualificação do VFC ao Moçambola em 2009, quando o Vilankulo recebeu e venceu a Académica de Maputo por 2-1.

Professor Acácio estava a assistir o jogo Vilankulo FC – Liga Muçulmana, não aguentou com a pressão do jogo e acabou tendo um ataque cardíaco. A morte sucedeu-se quando já se encontrava a ser evacuado para o Hospital de Vilankulo.

Vilankulo FC apoia funeral de seus adeptos mortos à saída do estádio

A DIRECÇÃO do Vilankulo FC vai apoiar os funerais de dois seus adeptos que pereceram sábado, à saída do estádio, esmagados por uma carrinha. Trata-se de dois cheques no valor de dez mil meticais, sendo cinco mil para cada.

Sérgio Elisa e Julamento Alexandre de catorze e dezassete anos respectivamente encontraram a morte instantânea ao final da tarde de Sábado ao serem esmagados por uma camioneta de marca Toyota Dina MMM 78-08 na oportunidade conduzida por Arnaldo Escrivão Daniel.

Jogadores do VFC capacitados em matéria HIV

Em mais uma actividade extra desportiva o Vilankulo Futebol Clube juntamente com a African Impact tomaram a iniciativa de capacitar os seus jogadores em matéria de HIV.

Como já havia sido prometido pela Administração do Clube em dotar os seus atletas de conhecimento extra desportivo, o VFC cumpriu assim um programa de aproximadamente um mes, juntamente com os activistas da African Impact que aceitaram prontamente para esta actividade.

A African Impact fez esta actividade com muito prazer e gosto e no final ficaram bastante satisfeitos com a prestação dos atletas do VFC.

Abaixo seguem algumas fotos desta iniciativa brilhante do Vilankulo Futebol Clube!

Patrocinadores Oficiais