Historial

Vilankulo, Dados Territoriais

Dados históricos indicam que a 23 de Julho de 1913, pela Portaria nº 1060, foi criada a Povoação de Vilankulo. Em Abril de 1964, pela Portaria nº 17733, foi extinta a cincunscrição de Vilankulo, sendo elevada a categoria de Vila tendo ficado com a mesma área territorial.

A comemoração da elevação da Povoação a categoria de Vila, é feita no dia 18 de Abril, segundo Diploma Legislativo nº 2548 de 21 de Novembro de 1964.

Em 1997, através da Lei nº 10/97 de 31 de Maio, foi criado o Município da Vila de Vilankulo limitado a norte pelo Povoado de Chigamane, a Sul pelo Povoado de Chirruala, a oeste pelo Povoado de Faiquete e banhado a Este pelas águas do Oceano Índico.

O Desporto Rei em Vilankulo

Quando começa o desenvolvimento económico do distrito, funda-se uma equipa de futebol denominado Arrebenta-Fogo na Ilha de Santa Carolina e mais tarde, na década sessenta e quatro nasce a do Benfica de Joaquim Alves e sua esposa.

Mais tarde, cria-se o Sporting Clube de Vilankulo, liderado por Fernando Ribeiro Simões que era um dos trabalhadores de Joaquim Alves e o Clube Desportivo de Vilankulo que tinha como seu responsável José Neto, um pequeno comerciante na altura.

Em 1974 desapareceram as equipas acima referidas e surge a Académica de Mucoque e o Clube de Desportos de Dece, tendo pela primeira vez se realizado o campeonato distrital que contou com a participação dos clubes de Mavanza, Mapinhane, Chipanela, Chigamane e Maimelane.

Do Clube de Desportos do Dece, cria-se a equipa do Comércio que foi referência no distrito tendo primeiro sido liderado por Esep Amuji e mais tarde pelo seu filho Sulemane Amuji.

Cria-se depois o Marlin Clube de Vilankulo através da fusão das equipas do Benfica, Sporting e Comércio, tendo pela primeira vez um clube de Vilankulo participado no campeonato provincial que devido a guerra acabou desaparecendo ficado somente a competição interna no distrito entre os clubes como Estrela Vermelha, Partido, ENH, Liga Muçulmana de Vilankulo e o Clube de Desportos de Vilankulo (CDV)

Uma nova era

Em meados de 2003, iniciam-se reuniões de auscultação com todas as personalidades amantes e influentes no desporto e que fizeram parte da história desportiva no distrito de Vilankulo.

Estas reuniões foram levadas a cabo pelo Município de Vilankulo com o objectivo da criação de um clube de futebol mais sólido para representar Vilankulo em competições federadas, tendo instalado uma comissão para a criação do clube que fora liderado pelo senhor Ussene Momade Faquirá, já falecido.

Fundação do Clube

No dia 10 de Julho de 2004, foi então fundado o Vilankulo Futebol Clube, o primeiro clube federado em Vilankulo em que foi eleito o Presidente da Assembleia Geral o senhor Eusébio Tomás Jambane e na Direcção Executiva o senhor Yassin Suleimane Esep Amuji.

Em pouco tempo o Vilankulo FC fez-se afirmar no panorama desportivo nacional, tendo participado no campeonato provincial de Inhambane em 2005 e qualificado para o campeonato nacional da Divisão de Honra – Zona Sul.

Vilankulo Futebol Clube participou em três campeonatos nacionais da Divisão de Honra – Zona Sul em 2006, 2007 e 2008, tendo nos mesmos anos representado a Provincia de Inhambane nos Oitavos de Final da Taça de Moçambique frente ao Maxaquene, Desportivo de Maputo e Ferroviário de Maputo.

Conforme a história, nenhum dos clubes desportivos em Vilankulo conseguiu manter-se no associativismo tendo-se recorrido sempre a privados e singulares. Vilankulo Futebol Clube não foi diferente, os recursos financeiros enquanto associação nunca chegaram a satisfazer as necessidades do clube.

O Novo Vilankulo Futebol Clube

Em 2008 o Vilankulo Futebol Clube iniciou um novo ciclo de vida por acção do empresário Yassin Amuji. Foi a 17 de Dezembro de 2008 que o Presidente do Clube, o senhor Yassin Amuji apresentou aos sócios e à mesa de Assembleia Geral o projecto de privatização do Clube a seu favor. Após várias horas de debates e troca de ideias, a Assembleia Geral do Vilankulo Futebol Clube aprovou o projecto de privatização, passando a ser o Vilankulo Futebol Clube, um clube desportivo privado.

Fica na história do Futebol Moçambicano, como sendo o primeiro clube privado reconhecido pela Federação Moçambicana de Futebol.

No ínicio do ano 2009, após a privatização, foram introduzidas inovações e modernização no Clube. Este passou a ter um autocarro particular para as deslocações, iniciaram-se as obras do Centro de Estágio e campo de treino do clube e foi aberta uma loja oficial para venda de artigos e produtos com a marca do clube, a primeira do género no nosso país.

Criou-se a página oficial do clube na Internet com notícias, resultados e todos os detalhes como qualquer página dum clube de futebol do panorama desportivo internacional.

Finalmente, a novidade em Moçambique que passa por uma taxa anual renovável para oficializar um adepto atribuindo a este um cartão que beneficia de descontos por várias lojas do País.

Criou-se e têm sido criadas bases, parcerias e actividades empresariais envolvendo o clube.

Temos assim um novo Vilankulo Futebol Clube, rumo à modernização, um clube pioneiro em Moçambique em termos de gestão privada. Este é o Vilankulo Futebol Clube que todos juntos estamos a criar, um clube rumo ao Moçambola, a maior competição futebolística de Moçambique.

 

 

isto é um teste. chá caça prédio

Patrocinadores Oficiais